quarta-feira, outubro 06, 2010

Le Pré Catelan

Le Pré Catelan:

Além de suas iguarias gastronômicas, o tradicional restaurante francês do Hotel Sofitel é conhecido pelo seu visual. O bar revestido de madrepérola importada das Filipinas e as mesas com vista para a praia de Copacabana têm a companhia de cinco lustres de cristais austríacos Swarowski. Sobre as mesas, os principais destaques são as famosas trilogias. A de foie gras é composta de picolé em crosta de avelã, creme brülée e um grelhado com milho de hibisco e crepe biju com chutney de goiaba. Outra sugestão da casa é o menu viagem gastronômica à Amazônia, que mistura a técnica de preparo francesa aos ingredientes típicos da região brasileira. Estão neste cardápio pratos como brandade de peixe Tucunaré ao leite de coco, pirarucu em crosta de caju e consomé de tucupi e jambu, além da costela de boi confit empanada em farinha de mandioca, molho de jabuticaba e marmelada de banana da terra ao bacon.



Tipo de restaurante: Francês
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 19h30m às 23h30m
Cartão de crédito: Sim.
Manobrista: Sim.
Estacionamento: Sim.
Cartão de débito: Sim.
Acesso para deficiente: Sim.
Reserva: Sim.



Miniatura Le Pré CatelanAv. Atlântica, 4.240 Nível E - Hotel Sofitel Copacabana Rio de Janeiro - RJ
http://www.leprecatelan.com.br
21  2525-1160  
Le Pré Catelan thumbs


Divulgação Le Pré Catelan


Leonardo Aversa Le Pré Catelan


Leonardo Aversa Le Pré Catelan


Divulgação Le Pré Catelan


Divulgação Le Pré Catelan




Mostrar mapa ampliado




No balanço que fiz (e escrevi) sobre a gastronomia carioca para a revista especial do Rio Show, em outubro, apontei Roland Villard, do Le Pré Catelan, como o mais importante e atuante chef de 2009. Seu menu Viagem Gastronômica à Amazônia foi — e ainda é, já que permanece em cartaz — uma das mais fantásticas experiências que já tive à mesa. E nem precisei subir aos céus numa mesa voadora ou colocar conchas no ouvido — papelão que passei no londrino The Fat Duck, do chef Heston Blumenthal, onde comi coquilles com espuma e ar de maresia (!), ouvindo o barulho das ondas (!). A cozinha de Villard felizmente dispensa alegorias e efeitos especiais. Fala por si só.
Esta semana pude confirmar o enorme talento de Villard: estive na casa (que se funcionasse numa loja de rua de Ipanema ou do Leblon teria o triplo do movimento) para provar alguns pratos que estreiam oficialmente hoje.
O chef, mais uma vez, acerta em cheio com uma série de trilogias geniais (R$ 75, cada), em que brinca com texturas, combinações, ingredientes e formas. Faz coisas impensáveis, como casar foie gras com goiabada cascão $num blinis de tapioca, o melhor da noite. E picolé de foie gras coberto por uma crosta de avelã. Ou ainda o inédito brûlée de foie gras. Gostando de foie, não tem como não curtir.

A segunda trilogia que pedimos foi mais light, à base decrustáceos. Minha companheira de jantar, que vive em Paris há anos, gemeu, salivou e se esbaldou com o ravióli com velouté (que aprendi que é mais delicado que a bisque) de lagosta, com o crocante de camarão apoiado num mix de gengibre e capim-limão e com $o tartare de lagostim com tomate e manga. Foi só ulalá

Fechamos com o clássico crepe suzette, que não comia, no barato, há duas décadas. Foi flambado ali, na nossa frente, em frigideira de cobre reluzente, talheres de prata, frigir de licores e perfume no ar. Independentemente das cifras (é caro) e do local (não é o ideal), Roland Villard, para mim, continua sendo o chef do ano.





Le Pré Catelan - http://www.leprecatelan.com.br

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial