Mercearia Arouca
Mercearia Arouca:
Um achado em plena Rua Cosme Velho, o bar é simples e fiel ao estilo tradicional. Inaugurado nos anos 80, mantém mesinhas no pátio em frente, serve cerveja bem gelada e expõe os clássicos ovo colorido e linguicinha no balcão. O dono, seu Edivaldo, comanda a casa ao lado da esposa, que cozinha o almoço com tempero caseiro. A casa serve pratos feitos, os PFs, como dobradinha e costela de boi com batata e agrião.
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 8h às 21h
Tipo de bar: Bar
Rua Cosme Velho, 398 Cosme Velho Rio de Janeiro - RJ
21 2225-0716
Mostrar mapa ampliado
O dia era escaldante e eu subia, a pé e a duras penas, a sinuosa Cosme Velho. Tudo o que eu queria, um bar fresquinho, para secar o suor e molhar o bico, de repente apareceu, por encanto, onde antes eu achava que não haveria nada além da Igreja de São Judas Tadeu. Era a Mercearia Arouca. Da qual, confesso, nunca tinha ouvido falar. Azar o meu.
Pois o lugar, caro leitor, é um raro anacronismo na sofisticada rua. Um botequim proletário. Lugar para se comprar Tang, tubaína, genérico de Miojo, biscoito Maria. Mas também perfeito para uma cerveja geladíssima, nas mesinhas agradavelmente posicionadas no pátio em frente, protegido da rua por canteiros ajardinados. Explico: o bar fica num prédio residencial.
Dentro, o balcão baixo e largo, como convém a um secos e molhados, ainda ostenta uma balança de fiel. Que funciona! Na estufa, ovos coloridos e linguiça de ontem. Só ali algo assim soa apetitoso. E é.
No caixa, entre as batatas e as carteiras de cigarro barato, porta-retratos coloridos exibem fotos dos netos do dono, seu Edivaldo, que começou ali como funcionário, há 30 anos, e hoje toca a casa em parceria com a esposa. É ela quem faz o almoço caseiro na cozinha simplória, que exala um delicioso cheiro de feijão. O ambiente é francamente decadente, mas muito limpo e, para um saudosista como eu, cheio de charme. E que fique registrado: ali, Caracu vem com dois ovos. A meros R$ 3,70.
Marcadores: 22241-090, Arouca, Cosme Velho, Mercearia, R. Cosme Velho, Rio de Janeiro
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial