segunda-feira, abril 04, 2011

Sawasdee Bistrô - Leblon

Sawasdee Bistrô - Leblon:

O restaurante tailandês, que começou sua história em Búzios, aposta na fusão de sabores e na valorização de ingredientes brasileiros. As opções à la carte são mais exóticas, como a entrada cinco sabores da Tailândia, que reúne doce, salgado, ácido e picante: lascas de limão, pimenta dedo-de-moça, cebola roxa, gengibre em tiras, amendoim triturado, coco torrado e lula desidratada. Já o royal pad thai é um prato feito com talharim de arroz, camarão, ovos, amendoim torrado e coentro, temperado com namplá e limão. A carta de drinques tem sugestões como o koh pi pi, uma mistura de rum, goiaba, licor Mandarineto e gelo.

Merece destaque, também, um tira-gosto: o dim sum. São pasteizinhos cozidos no vapor com molho shoyo, gengibre e alho, recheados com camarão, nirá ou porco com cogumelo. De sobremesa, o tartelete de chocolate com cassis e sorvete de creme tem boa saída.



Tipo de restaurante: Tailandês
Horário de Funcionamento: Segunda, das 19h à meia-noite; de terça a quinta, de meio-dia à meia-noite; sexta, sábado e feriados, de meio-dia à 1h; domingo, de meio-dia às 23h.
Cartão de crédito: Sim.
Reserva: Sim.
Manobrista: Sim.
Cartão de débito: Sim.



Miniatura Sawasdee Bistrô - LeblonRua Dias Ferreira, 571 Leblon Rio de Janeiro - RJ
http://www.sawasdee.com.br
21  2511-0057  
Sawasdee Bistrô - Leblon thumbs


Lucíola Villela Sawasdee Bistrô - Leblon


Divulgação Sawasdee Bistrô - Leblon


Divulgação Sawasdee Bistrô - Leblon


Hudson Pontes Sawasdee Bistrô - Leblon


Divulgação Sawasdee Bistrô - Leblon




Mostrar mapa ampliado



É outra novela tentar reproduzir qualquer receita indiana por aqui. É que boa parte dos ingredientes necessários não é encontrada em lugar algum. Masala? Só fazendo o seu. Paratha, chapati ou pappadam, os pães indianos? Só cavando um forno tandoori no chão da cozinha, o que, convenhamos, poderá render sérios problemas na próxima reunião de condomínio. A saída é improvisar, adaptar e chegar o mais perto que der da receita original. E é isso que vem fazendo, com mestria, a dupla de chefs Marcos e Thiago Sodré, pai e filho, que comandam, até o dia 12 de abril, o festival de comida indiana do Sawasdee Bistrô, no Leblon e no Fashion Mall. O que provei, no Leblon, chegou pertíssimo.

O menu fechado é puxado no curry: R$ 95, com entrada, prato principal e sobremesa. Mas vale cada folha de coentro e grão de cardamomo. Primeiro, pastéis recheados de batata (inclusive baroa), cebola, ervilha e curry caseiro (coentro, cardamomo, pimenta caiena, gengibre, canela, semente de mostarda, açafrão...). Depois, espetos com camarões graúdos no gengibre e lambuzados em especiarias. E o principal: panela de cobre com tikka masala fumegante (pedaços de frango em molho perfumado), que leva três dias para ficar pronto. O resultado é uma profusão de sabores: alho suave aqui, gengibre ali, azedinho do iogurte e do tamarindo na ponta da língua...

O prato é servido com arroz kashmiri pulao, grãos brancos misturados com especiarias, lascas de amêndoas e pedaços de frutas secas. E pão naan, achatado, feito de trigo, açúcar e iogurte. Sua massa é cozida, mas só termina de assar com o calor de uma superfície bem quente. Na falta de um tandoori, os do Sawasdee são finalizados sobre uma pedra refratária. De sobremesa, seviyan kheer, doce de cabelo-de-anjo, creme de açafrão, cardamomo, pistache e castanha. Para beber, nada. Ou masala chai, infusão de chá com cardamomo, canela, cravo, gengibre, pimenta e... lá vai: leite. Mas tem vinho, claro.

Nesta noite, aprendi que os indianos bebem também (ainda bem!), mas só antes e depois da refeição. Durante, só rola colher de chá. Decidimos seguir o figurino indiano, com direito a pedrinha colada na testa. Uma viagem, sem arredar pé do Leblon.





Sawasdee Bistrô - Leblon - http://www.sawasdee.com.br

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial