Adega da Velha
Adega da Velha:
Em um ambiente que prima pela simplicidade, o cliente tem a opção de se acomodar no pequeno salão refrigerado, numa das mesinhas da calçada ou, se preferir, beber seu chope e petiscar de frente para o balcão de aço. A casa é conhecida entre os entusiastas da culinária nordestina e serve pratos típicos da região de seu Francisco, dono do restaurante. Segundo ele, a carne de sol é o destaque da casa, e pode vir acompanhada de baião de dois, aipim frito e queijo coalho derretido. A carne seca acebolada com aipim e a picanha de sol também fazem sucesso entre os clientes. Às sextas e sábados, a adega serve uma farta feijoada.
Tipo de restaurante: Brasileiro
Aceita cheque: Sim.
Cartão de crédito: Sim.
Cartão de débito: Sim.
Delivery: Sim.
Espaço para fumantes: Sim.
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 8h à meia-noite
Reserva: Sim.
Rua Paulo Barreto, 25 Lojas A e B Botafogo Rio de Janeiro - RJ
21 2286-2176 21 2539-5047
Mostrar mapa ampliado
Veja você, caro leitor, o que é a idade chegando. Hoje completo cem mal traçadas colunas neste espaço. E tinha certeza absoluta de que, em uma delas, já registrara a notável Adega da Velha, em Botafogo. Mas, revendo os alfarrábios, descobri que estava enganado. Preciso, então, corrigir a falha, já que trata-se de um lugar que foi - e continua sendo, na opinião deste colunista - o melhor pé-sujo de comida nordestina da Zona Sul.
Há 15 anos, seu Chico, o dono, transformou a antiga adega portuguesa numa casa cearense, com certeza. Manteve o nome, mas tirou os salames e garrafões de vinho do teto. Trocou-os por cabaças de barro, garrafas de cachaça e folhas de louro, que servem para espantar as moscas e o mau-olhado.
Nas paredes, pôsteres do amado Botafogo, e reproduções de inúmeras reportagens de jornal que exaltam as qualidades do botequim. Mas é no cardápio que reside o maior orgulho da adega: são impressionantes 120 pratos diferentes. Todos elaborados na mesma chapa atrás da caixa registradora, e anunciados pelo badalar de sinos de latão.
As estrelas do menu são bem óbvias, à base de carne de sol, baião de dois, feijã-de-corda e manteiga de garrafa. Mas quem procura com cuidado também acha algumas pérolas, que misturam a sabedoria nordestina com o gosto carioca. Como os sanduíches de filé com queijo coalho e de carne-seca com queijo. Delícias de fazer frente ao Cervantes.
Marcadores: 22280-010, Adega, Botafogo, Chope, R. Paulo Barreto, Rio de Janeiro, Velha
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial