Quiosque do Ranieri
Quiosque do Ranieri:
Este é o único quiosque da praia de José Gonçalves, localizada entre os municípios de Cabo Frio e Búzios. Sem luz elétrica e telefone, o local conta com um cardápio que traz diferentes opções de peixes e frutos do mar. Destaque para a lula à provençal e para a casquinha de mariscos, temperada com tomate, cebola, farinha de mandioca, alfavaca e pimenta-rosa.
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h
Tipo de bar: Bar
Tipo de comida: Peixes e frutos do mar
Praia José Gonçalves, s/n José Gonçalves Armação de Búzios - RJ
(não tem telefone)
Mostrar mapa ampliado
Filhas de férias dão nisso: para acompanhá-las, o colunista sai a navegar a vasta barriga e a nula cabeleira por balcões nunca dantes encostados. Desta vez foi em Búzios, numa praia isolada, que conheci o quiosque do Ranieri. Lá não tem luz, não tem telefone, não tem conforto. Em compensação, caro leitor, tem uma vista e uma lula à provençal que só mesmo Deus e o dono — o buziano nativo e chef de cozinha formado na Espanha Ranieri Carlos de Almeida — são capazes de fazer.
A lula ali é tão boa que até o homônimo mais popular do molusco provou. Luiz Inácio da Silva esteve lá, como mostra uma foto na parede. Parede curiosa, aliás, de cimento modelado a fogo, o que dá uma aparência de casa de pedra ao espartano quiosque. Além dela, todos os móveis são feitos assim, numa técnica de escultura que Ranieri também aprendeu na Espanha, onde viveu por anos como chef e escultor.
De volta ao Brasil, Ranieri vive há uma década dos móveis exóticos e da gastronomia para poucos de seu quiosque, no canto direito de José Gonçalves, praia de acesso precário onde só vão surfistas e amantes da natureza. Além da lula, o carro-chefe são os mariscos. Mas alto lá: se você é apressado, preguiçoso ou ambos: nem se dê ao trabalho de ir. Além de comportar poucos clientes, não é só conforto que falta lá. O banheiro, como diz o próprio Ranieri, é “orgânico”. Ou seja, no matinho ali atrás.
Marcadores: Armação dos Búzios, Quiosque, Ranieri
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial