terça-feira, dezembro 29, 2009

Palaphita Kitch

Palaphita Kitch:

Foi inspirado na Amazônia, onde estão suas raízes, que o empresário Mário Andrade estruturou o projeto do Palaphita Kitch. Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Corte do Cantagalo, o restaurante tem uma cozinha que privilegia os ingredientes nativos da região. O jambu, o tucupi, a mangarataia, o maracujá-do-mato, o camu-camu, o cupuaçu, o ingá, a macaxeira, o coalho, o tambaqui, entre outros, são apresentados sob a ótica do restauranteur e proprietário em receitas próprias, com inspirações indígenas, ribeirinhas, caboclas e internacionais.
 
Um dos carros-chefe é o sanduíche ninja, preparado no pão italiano, recheado com lascas de carne, cogumelos, queijo, cebola roxa, alho-poró e pimentões vermelhos e amarelos. Como tira-gosto a casa recomenda o tambaqui com alfavaca sobre dois molhos de chutney: o negro de açaí e o amarelo de cupuaçu. Do cardápio etílico, a casa recomenda o drink Gabi - carambola aromatizada com manjericão ou poejo, que pode levar vodka, cachaça ou saquê - receita exclusiva dada a Mário pela amiga Marília Gabriela.

Reproduzindo um ambiente amazônico, com peças de pau-a-pique, sapê e piaçava nativa - iluminadas pelo fogo de tochas - o restaurante dispõe de recipientes da cultura amazônica, como cuias de cabaça, gamelas de madeira, bacias e pratinhos de alumínio e tampo de cestos indígenas. Coqueiros estrategicamente posicionados proporcionam um clima aconchegante. Mesas, sofás, bancos e banquetas com design rústico e assentos de palha proporcionam ao visitante uma sensação de estar em meio à floresta.

Aos domingos, serve brunch, das 10h às 14h.



Horário de Funcionamento: Diariamente, das 18h até o último cliente; aos domingos, brunch das 10h às 14h
Cartão de crédito: Sim.
Cartão de débito: Sim.
Tipo de restaurante: Variado
Reserva: Sim.
Aceita cheque: Sim.
Acesso para deficiente: Sim.
Estacionamento: Sim.
Delivery: Sim.



Miniatura Palaphita KitchAv. Epitácio Pessoa, S/N Quiosque 20 - Parque do Cantagalo Lagoa Rio de Janeiro - RJ
http://www.palaphitakitch.com.br/
21  2227-0837  
Palaphita Kitch thumbs


Divulgação Palaphita Kitch


Divulgação Palaphita Kitch




Mostrar mapa ampliado



Troco qualquer omelete baveuse, eggs benedict ou crepe com blé noir por uma tapioca benfeita, sem maiores invenções: um naco de queijo coalho de recheio, ou coco ralado, ou no máximo, manteiga. De garrafa. Adoro o cardápio matinal nordestino. Nortista também. Aqui no Rio, tirando a Casa da Táta (Gávea) e o Café do Alto (Leblon), não sei onde mais posso usufruir dessas delícias. Ou melhor, não sabia: domingo passado, para alegria da família, esbarramos com o Tapioca Brunch, um mesão arretadíssimo, com tudo em cima, montado em plena Lagoa, no quiosque Palaphita Kitch. Para quem curte o gênero, atesto de boca cheia (de canjica, de pamonha e o que mais vier): é um baita programa.

O bufê é montado sob um teto de sapê e, como se vê na foto aí de cima, tem como pano de fundo esse visual incrível, com ventinho correndo solto. O melhor é que não é preciso ficar ali de estátua, parado, só comendo, comendo e comendo. Ao entrar no quiosque (e desembolsar R$ 45), ganha-se uma pulseirinha (daquelas vip), que nos permite entrar, sair e entrar novamente (e usufruir do bufê) quantas vezes quiser: das 10h às 14h30m, está valendo. Daí, se você quiser, entre uma tapioca e outra, dar um mergulho na praia (e nós quisemos, de pulseira vip em punho) e voltar para a segunda rodada, dá para administrar.

A quantidade de pratos impressiona. Mentor do brunch, Mário de Andrade me contou que são 70 coisinhas para experimentar. Não cheguei a contar, mas acredito. Pensando bem, acho até que tem mais: será que ele se não esqueceu da seleção de sequilhos baianos? Além do que está exposto, a todo instante chegam boas novas da cozinha, fresquinhas: compotas variadas de frutas como caju e jaca (da casa), banana-da-terra assada, aipim cozido e um tal de pão bola, receita amazônica (Mário é de lá), de massa salgada e amarelada, com recheio de curimatã, peixinho que lembra sardinha, que não conhecia. Adorei. No mais, dá-lhe canjica, bolo de aipim, de milho, pamonha, queijo coalho grelhado, cocada, broas, iogurtes com açaí, buriti, umbu.

E depois de muitos sucos, mergulhos e jarras de água com limão-siciliano e alecrim, abrimos um espumante geladinho. E aí, começamos tudo outra vez...





Palaphita Kitch - http://www.palaphitakitch.com.br

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial