quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Bar do Ferreira

Bar do Ferreira:

Inaugurado em 1974, o estabelecimento passou por uma reforma no fim de 2009. Após a retirada de um forro de gesso, a casa teve o pé-direito ampliado e a fachada renovada. Tábuas atravessadas em quatro das cinco portas servem como balcão para cascos de cerveja. No cardápio, figuram croquete de carne assada, escondidinho de carne-seca, o clássico sanduíche de pernil, entre outras opções.

Desde o início de 2010, o bar está sob o comando de Paulo Ferreira, herdeiro do dono da casa.



Horário de Funcionamento: Seg a qui, das 8h à meia-noite; sex e sáb, das 7h à 1h
Cartão de crédito: Sim.
Cartão de débito: Sim.



Miniatura Bar do FerreiraRua João Lira, 148 Leblon Rio de Janeiro - RJ

21  2540-7014  


Juarez Becoza Bar do Ferreira




Mostrar mapa ampliado




Nos anos 80, quando ainda era setorista de polícia num extinto matutino carioca, morei numa quitinete no Leblon. Ficava em frente a um boteco muito popular, daqueles que o morador mesmo quase nunca dava as caras. Era a birosca dos porteiros, das domésticas, dos motoristas. E de um ou outro aventureiro como eu.

Hoje, quase 30 anos depois, recebo a notícia de que o Bar do Ferreira, na esquina da João Lira com a Humberto de Campos, passou por ampla reforma. Fui lá correndo visitar. Por sorte, a mudança não ficou a cargo de nenhuma dessas novas redes gastronômicas (apesar de muitas terem tentado comprar o excelente ponto). Neste caso, foi o próprio Paulinho, filho do seu Ferreira, quem assumiu o negócio, após a aposentadoria do pai.

Pois o Paulinho, caro leitor, transformou o desgastado bar num boteco bacana. Um dos poucos pés-sujos reformados da cidade que não ficaram com cara de banheirão — nem de barzinho paulistóide. O novo Ferreira ficou foi limpo e asseado, mas manteve-se botequim: simples, popular e muito carioca.

Quem pilota o balcão é o próprio Paulinho, com a ajuda de um gerente, três garçons e dois cozinheiros. $fazem quitutes interessantes, como o “perdidinho” de camarão e as bolinhas de carne-seca com aipim. Há um bom sanduíche de pernil e o croquete é de carne assada de verdade.

A esquina que o emoldura por si só já faz do salão do Ferreira um lugar agradável. Mas agora, pranchas de madeira inteligentemente atravessadas nas portas fazem da entrada do velho sobrado um verdadeiro balcão ao ar livre. Ideal para fumantes e apreciadores das flores que flanam nas calçadas do Leblon. Aliás, já tinha até esquecido. Valha-me, Nossa Senhora de Fátima...



Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial