Barracão do Aconchego
Barracão do Aconchego:
Um dos mais antigos restaurantes da feira dos nordestinos, o Barracão tem como estrelas do cardápio a buchada de bode e a carne-de-sol. Mas não para por aí. Serve também rabada com agrião e batatas coradas. Segundo o crítico de pés-sujos do Rio Show, Juarez Becosa, o prato tem tempero bom, sem excessos de gordura, e pode ser dividido por até quatro pessoas.
Horário de Funcionamento: Qui, das 8h às 18h; das 8h de sex às 22h de domingo
Cartão de crédito: Sim.
Rua Piauí, 23 Feira de São Cristóvão São Cristóvão Rio de Janeiro - RJ
21 3891-6798
Mostrar mapa ampliado
Dia desses tive o privilégio de conhecer um ícone da baixa gastronomia mundial. O americano Andrew Zimmern, apresentador do programa “Bizarre foods”, do Travel Channel, veio ao Rio gravar um episódio e me deu a honra de ciceroneá-lo por alguns botecos de minha predileção. Entre eles, estava um na Feira de São Cristóvão, onde eu tinha certeza de que faria o gringo apaixonar-se pela buchada de bode. Ou pelo sarapatel. Ou por ambos. Mas eis que ele caiu — e eu também! -— de joelhos mesmo foi pela rabada com agrião, que eu acreditava, tolamente, ser especialidade só dos botecos portugueses.
Ledo engano, caro leitor... A rabada com agrião e batatas coradas do Barracão do Aconchego, um dos mais antigos restaurantes da feira dos nordestinos, é dos melhores pratos que comi recentemente. Com tempero perfeito e sem excessos de gordura, deixa felizes até quatro comensais.
Evidentemente, as grandes estrelas da casa ainda são o bode e a carne de sol. Mas a excelente rabada com agrião me fez pensar em como este prato é de fato uma unanimidade nacional, quase tão poderoso quanto a feijoada. De origem europeia, está devidamente estabelecido — e é amado — em todos os estados do Nordeste, em Minas Gerais e, claro, no Rio. Um prato genuinamente brasileiro, portanto. E que no Barracão do Aconchego você vai comer pedindo bis.
Marcadores: 20770-130, Aconchego, Barracão, Engenho de Dentro, R. Piauí, Rio de Janeiro
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial