terça-feira, julho 20, 2010

Bentô

Bentô:

O restaurante japonês inaugurado em Ipanema em dezembro de 2009 traz seu conceito embutido no nome: bentô, no vocabulário japa, é uma porção individual servida num recipiente especial, com divisões entre as iguarias. Um espécie de bandeja da escola, com um pouco mais de estilo. No cardápio há seis bentôs prontos, mas os clientes também podem combinar a seu modo mais de trinta tipos de porções. Entre os fechados estão, por exemplo, o bentô 1, que traz sunomono, sushi mix, gyosa de frango e hot philadelphia, e o bentô 2, com rolinho vietnamita, sashimi de salmão, sushi de salmão e salmão skin. Quem resolver montar seu próprio bentô pode escolher ainda entre os três tamanhos disponíveis: com uma, duas ou quatro porções dentro da caixinha. Além dos tradicionais sushis, sashimis, makimonos e rolinhos, é possível incluir no prato, por exemplo, capellettis de frango crocante, croquetes de salmão com mostarda e mel e rolls de salmão com palha de barôa com abacaxi.

NO VÍDEO EXCLUSIVO, A bossa das refeições servidas em caixinhas (Bentô box).



Horário de Funcionamento: De domingo a quarta, do meio-dia à meia-noite; de quinta a sábado, do meio-dia à meia-noite e meia
Tipo de restaurante: Japonês
Cartão de crédito: Sim.
Cartão de débito: Sim.
Acesso para deficiente: Sim.
Delivery: Sim.



Miniatura BentôRua Aníbal de Mendonça, 55 Ipanema Rio de Janeiro - RJ
http://www.bentojapa.com.br
21  2512-9995 21  3322-3686
Bentô thumbs


Divulgação Bentô


Divulgação Bentô


Divulgação Bentô


Divulgação Bentô


Divulgação Bentô




Mostrar mapa ampliado




A primeira vez que li Bento (sem acento) na fachada de um restaurante japonês — e aqui não vai qualquer esnobismo e sim um confesso atestado de ignorância — foi caminhando pelo Champs-Elysées. Pensei na hora: olha só um patrício se dando bem na área! Achei que era algum brasileiro (um nissei chamado Bento) prosperando em Paris. Só depois aprendi que bento é um estilo de restaurante comuníssimo no Japão (e no mundo), onde todas as refeições são servidas em caixinhas, uma versão de marmita-japa. Gosta da ideia? Bem, não me parece muito animadora.

Mas, vamos lá, já que o Rio agora também tem o seu bento. Chama-se Bentô (com acento, porque é assim que se fala), fica em Ipanema, tem projeto bacana, e só fui porque por trás das tais caixinhas está Nao Hara, sushiman que não costuma me desapontar.

O espaço — pequeno, mas bem resolvido, com mesas coletivas — tem uma proposta divertida. No cardápio, só opções de bentos: caixinhas com uma (R$ 8), duas (R$ 14) ou quatro combinações (R$ 22). Se o cliente pedir a maior delas e uma bebida (fui de chá verde com laranja e gengibre), sai por enxutíssimos R$ 26. E come-se bem.

Mas é preciso entrar no jogo e se virar sozinho, já que... garçom, por favor? Esquece. É a gerente que dá as regras do bento: as opções de caixas que aparecem descritas no cardápio são apenas sugestões. Você pode desarrumar tudo e fazer do seu jeito. Montei a minha com rolinho vietnamita, gyoza crocante de frango, atum empanado e sashimi de corte largo (como eu gosto) de atum e salmão. Jogo feito, fui ao caixa, passei o meu pedido para a atendente, paguei e aguardei. Em segundos, ouvi um sonoro “Luciana!” no salão, o que me fez pensar que tinha sido descoberta (oh, céus!). Que nada, era a minha caixinha pronta me aguardando no balcão.

A brincadeira é divertida e a comida é na medida (quantidade, sabor, valor e presteza). Só o desfecho me assustou: diante das lixeiras seletivas (orgânico, lata, plástico e papel) que me aguardavam na porta, pude conferir o volume de detritos que deixei ali. Será hora disso?





Bentô - http://www.bentojapa.com.br

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial